Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
23/07/2021 às 08h52min - Atualizada em 23/07/2021 às 08h52min

BIOGRAFIA DO ADVOGADO E JUIZ DE DIREITO MIGUEL SOARES PALMEIRA FILHO

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

Miguel Soares Palmeira Filho nasceu no dia 10 de setembro de 1865, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, em uma das dependências da casa grande do engenho Prata. Era filho do Comendador e Barão de Coruripe, Miguel Soares Palmeira e de dona Julieta Júlia, filha de Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá.

Casou-se no dia 31 de maio de 1904, com trinta e nove anos de idade, com Thereza Ferro Soares Palmeira, na Matriz de Nossa Senhora do Ó - uma das paraninfas da criação da Santa Cruz de Misericórdia do Hospital Dr. José Inácio de São Miguel dos Campos, em 20 de julho de 1919. Nascida no engenho Góis de São Miguel dos Campos, no dia 16 de junho de 1864 e tendo falecida com cinquenta e sete anos de idade. Thereza era sua prima, filha de Guilherme Ferreira Ferro e de dona Teresa Texeira Leite da cidade de Anadia.

O casal teve os seguintes filhos: Guilherme (Falecido com nove anos), Monsenhor Luiz Soares Palmeira (Exerceu as funções de Reitor do Seminário de Maceió), Francisco Soares Palmeira, Jorge Soares Palmeira, Celso Soares Palmeira e Rui Soares Palmeira.

Ingressou em 1881, na Faculdade de Direito do Recife, depois de formado, foi designado para o estado de Mato Grosso, onde ocupou o cargo de Juiz de Direito, de Diretor da Imprensa Oficial e de Secretário Particular do Governador Silvério Neri.

Em Alagoas foi Chefe de Polícia e Secretário de Segurança do Governo Gabino Besouro e Secretário do Interior do Governo do Coronel José Vieira Peixoto.

Em junho de 1889, seu pai foi condecorado com o título de Barão de Coruripe, pelo então Imperador do Brasil Dom. Pedro II, mas, não chegou a receber a carta nobilirquica, pelo fato do Brasil ter passado a condição de República.

Miguel Soares Palmeira Filho era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Alagoas - IHGA.

O filho do Barão de Coruripe, faleceu no dia 01 de agosto de 1921, com cinquenta e seis anos de idade. 

Seu corpo está sepultado no campo santo da Fazenda Prata, no município do Jequiá da Praia.

Obs: "Antigamente o engenho Prata ficava localizado nas terras de São Miguel dos Campos, depois que o distrito de Jequiá da Praia passou a condição de cidade, o Prata passou a pertencer a este município".


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro Efetivo da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »