Conecta Alagoa Publicidade 1200x90

BIOGRAFIA DO MESTRE E FOLCLORISTA JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura
14/08/2021 09h03 - Atualizado em 14/08/2021 às 09h03


José Benedito dos Santos nasceu no dia 25 de janeiro de 1930, no município de Coruripe, estado de Alagoas.

Mas, praticamente viveu toda sua vida no município de São Miguel dos Campos, onde casou e construiu uma família. 

José Benedito era funcionário público da prefeitura municipal da cidade de São Miguel dos Campos. O mesmo era locado na Secretaria Municipal de Saúde.

Nas horas vagas, Benedito transformava-se num vendedor ambulante, ele saia de casa de madrugada, dirigindo o seu carro até a padaria do seu Ferreira, chegando lá, ele pegava os pães e saia vendendo pelas principais ruas da cidade.

Desde a infância, que José Benedito tinha o dom de artista, apesar de pouca leitura, ele conseguia decorar qualquer texto poético e folclórico.

Durante a sua caminhada folclórica, ele desenpenhor diversos papeis, Benedito estava sempre presente, prestigiando ou paticipando das manifestações populares realizadas no município.

Ele exercia as seguintes funções: Mestre de Guerreiro, Palhaço, Mateus, Puxador de Côco, Repentista e Poeta.

A figura de José Benedito dispensa comentário para os miguelenses, principalmente aqueles que assistiram as exibições dos grupos folclóricos montados e apresentados por ele. Ele

Também foi parceiro de viola, do repentista Rouxinol do Norte.

Com a morte do mestre Cecílio, Benedito foi indicado pela esposa do mestre, para comandar o destino do grupo de guerreiro " O Vencedor Alagoano ", como mestre. A sede do referido guerreiro ficava localizado no Bairro Geraldo Sampaio, conhecido também como Bairro da Rodoviária.

José Benedito dos Santos, com certeza, será sempre lembrado dentro do contexto histórico, folclórico e cultural do município.

Duvido alguém esquecer do seu sapateado, do seu côco de roda, das suas travessias como mateus, da sua cantoria de viola e do seu grito fulminante no guerreiro.

Este ícone da cultura miguelense, faleceu no dia 08 de janeiro de 2008.

Seu corpo está sepultado no cemitério de São Miguel dos Campos.


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura ).


Notícias Relacionadas »