Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
19/12/2021 às 14h50min - Atualizada em 19/12/2021 às 14h50min

Governança inova em tecnologias para tornar Maceió uma cidade mais inteligente

Fomentar atividades inovadoras, promover o desenvolvimento social e econômico são alguns dos pilares da gestão do prefeito JHC

Por Redação - Jéssica Viturino/Ascom GGOV
Secretário do Gabinete de Governança de Maceió, Antonio Carvalho

O Gabinete de Governança promoveu, em 2021, diversas ações para proporcionar a evolução da capital e torná-la uma cidade mais inteligente com os lançamentos dos programas Inovação Aberta, a plataforma Desafio MCZ e do laboratório de Inovação “BoraLab”, além das melhorias nos processos administrativos do município. Essas iniciativas fazem parte de uma gestão que busca de maneira conjunta proporcionar o melhor para o cidadão Maceioense.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, as ações que foram feitas pela Governança foram imprescindíveis para o empreendedorismo, a inovação e a transformação digital no município, que atualmente passou para a segunda fase do programa “Cidades que transformam: uma jornada de inovação para a sustentabilidade”, que tem como objetivo fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população.

Para melhorar os processos administrativos da Prefeitura, foi criado de maneira eletrônica, o Sistema Unificado de Processos Eletrônicos (Supe), em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Desta forma, foi reduzida os custos dos processos impressos e transporte deles, além de garantir mais sustentabilidade na melhoria e na agilidade da tramitação.

O Programa Inovaberta foi lançado em julho, com o intuito de fomentar atividades inovadoras, promover o desenvolvimento social e econômico, e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, além de ampliar novas oportunidades para startups. 

A primeira oficina foi realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) visando soluções de licenciamento utilizando metodologias ágeis para selecionar, estruturar e validar as ideias dos participantes. A segunda foi com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com o intuito de elaborar, de maneira colaborativa, um protótipo para o portal de turismo da capital, com o olhar voltado para os turistas e os cidadãos.

Na área de inovação em Sistema de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Gabinete   de Gestão Integrada de Combate ao Covid (GGI Covid), o Município de Maceió implantou o sistema de agendamento online para vacinação contra a Covid-19. A ferramenta trouxe para a cidade Maceioense a ampliação e agilidade para a imunização da população. Ligaram-se a tecnologia Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital para prestar um serviço eficiente ao cidadão, inclusive, aqueles que vivem na correria do dia a dia.

Secretário do Gabinete de Governança de Maceió, Antonio Carvalho

Secretário do Gabinete de Governança de Maceió, Antonio Carvalho

Secretário do Gabinete de Governança de Maceió, Antonio Carvalho

A Prefeitura de Maceió também assinou termo de cooperação com a Mastercard Global para a capital alagoana fazer parte do City Possible, iniciativa que deixa as cidades mais eficientes, inclusivas e sustentáveis.  Além disso, o Município passou a fazer parte Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br), vinculada à Secretaria de Governo Digital do Governo Federal, que tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas com o setor público em todo o país.

O município também lançou, durante o Trakto MKT Show 2021, a Plataforma Desafio Mcz e o Laboratório de Inovação “BoraLab”. O evento ocorreu entre os dias 18 a 20 de novembro no Centro de Convenções, no Jaraguá, com quase mil cidadãos passaram pelo stand da prefeitura e deram sugestões para melhorar a qualidade dos serviços públicos da capital alagoana.

O Desafio MCZ a é uma iniciativa do Programa Inovação Aberta para a Transformação Digital de Maceió (Inovaberta) e surgiu como uma ponte entre a gestão municipal e o cidadão. Na plataforma forma disponibilizados todos os editais de chamamento lançados pelo Município envolvendo diferentes áreas de inovação.

Já o BoraLab tem como objetivo fomentar o ambiente de inovação na cidade, incentivando estratégias de soluções para o setor público. O Laboratório é uma iniciativa do Programa Inovação Aberta para a Transformação Digital de Maceió (Inovaberta) e têm o intuito de estimular a criatividade dos cidadãos, visando as melhorias da qualidade dos serviços prestados à população.

Também foram debatidas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae) e a Casa da Indústria, para estimular os centros de pesquisa, universidades e empresas para que a inovação ocorra de forma plena e integrada entre todos os setores.

“É de suma importância para a capital que a gente continue trabalhando de forma integrada para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses, e gerando a oportunidade para que eles possam sugerir soluções para o município, assim melhorando a qualidade dos serviços prestados, que é um fator essencial para sabermos das dificuldades que os nossos cidadãos enfrentam”, ressaltou Antonio Carvalho, secretário do Gabinete de Governança.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »