O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), em Maceió, está fazendo um apelo para aumentar o estoque no Banco de Leite da unidade. As doações diminuíram desde o início da pandemia. Para manter o estoque abastecido com segurança, a média ideal seria de 5 litros por dia, mas a quantidade está bem abaixo disso.
Os bebês que nascem prematuros no hospital precisam do leite materno para se alimentar.
“O leite materno é um alimento único e de valor nutricional imensurável é insubstituível para nossos guerreirinhos”, enfatiza Mônica Assunção, chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades da Pós-Graduação do HU.
A doadora precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter exames laboratoriais realizados durante o pré-natal e estar com a saúde em dia.
O leite doado passa por um processo de análise e processamento. Somente depois das verificações, o leite é encaminhado para os bebês que necessitam.
Além do leite doado por mães lactantes, é possível ajudar o Banco de Leite com potes de vidros, sem qualquer rachadura ou dano, com tampa de plástico rosqueável, a exemplo de alguns potes de café solúvel.
A doação pode ser feita diretamente na portaria do Hospital ou entrando em contato número (82) 3202-3945.