Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
12/03/2022 às 10h18min - Atualizada em 12/03/2022 às 10h18min

SMTT NOI Cidadão: aplicativo notifica usuários em tempo real sobre a situação do trânsito em Maceió

Informações sobre obras em vias e alteração de itinerário do transporte coletivo são algumas das ocorrências passadas no APP

Por redação

O uso de tecnologia é uma marca da Prefeitura de Maceió e, consequentemente, de suas secretarias e superintendências. Com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) não é diferente e entre as inovações já disponíveis, há o aplicativo “SMTT Maceió – NOI Cidadão”. Desenvolvido para aproximar a população e dar a todos um acesso mais rápido e fácil aos serviços ofertados pela SMTT, o APP tem também uma atribuição a mais, que é o envio de notificações relacionadas ao trânsito da capital.

Notificações mantém usuários informados em tempo real sobre o trânsito na cidade. Foto: Ascom SMTT.

Notificações mantém usuários informados em tempo real sobre o trânsito na cidade. Foto: Ascom SMTT.

Notificações mantém usuários informados em tempo real sobre o trânsito na cidade. Foto: Ascom SMTT.

Recuperação de pavimentação e complemento da sinalização em ruas e avenidas, onde haja desvio no percurso para veículos; alteração de itinerário do transporte coletivo, seja temporário ou em definitivo; e informes gerais de ações da SMTT. Essas são algumas das mensagens que chegam aos aparelhos dos usuários do aplicativo.

"Estamos trabalhando para informar ao máximo a população sobre as situações que envolvam o trânsito e, ao mesmo tempo, sobre campanhas e informações importantes sobre a SMTT", destacou Patrick Calado, coordenador do Núcleo de Operações Integradas [NOI]. "Temos uma equipe que está sempre acompanhando situações em tempo real. Os agentes focam no dia a dia do trânsito, se está congestionado, se há algum acidente, obra, algo que cause a interdição da via. A ideia é informar a sociedade, completou.

O superintendente, André Costa, destaca a importância das notificações encaminhadas pelo APP. "É uma forma de manter o cidadão informado sobre o que está acontecendo no trânsito da cidade e caso haja qualquer alteração dentro do seu percurso diário ou que ele precisará fazer naquele dia, que a pessoa possa traçar a sua melhor rota", pontuou. "O NOI Cidadão manda também outros avisos, como inclusão de linhas de ônibus, por exemplo, o que coloca todos os usuários do aplicativo por dentro das atividades na SMTT", disse.

SMTT Maceió - NOI Cidadão

O aplicativo "SMTT Maceió – NOI Cidadão" está disponível de forma gratuita para os maceioenses que possuem um smartphone com o sistema operacional Android e iOS. A ferramenta tecnológica possibilita aos cidadãos reportarem em tempo real acidentes de trânsito com vítimas e sem vítimas, interferências nas vias (animal na pista, buracos na rua, postes e árvores caídos), informar sobre semáforos defeituosos, óleo na pista, veículo quebrado, estacionamento irregular, além de solicitar sinalização para o seu bairro.

A última atualização do APP possibilita ainda o cadastramento de placas e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para a notificação e acompanhamento de multas. Com essa novidade, o condutor poderá acompanhar o status das infrações recebidas, bem como emitir o boleto para pagamento. A nova versão também disponibiliza carteiras digitais para as modalidades de Transportes que são regulamentados pelo município, a exemplo dos transportadores escolares e taxistas, e será ampliada para mais categorias. A atualização ainda notifica os usuários sobre dicas de trânsito, prazos obrigatórios, interdições e normalização do fluxo viário após acidentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »