Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
12/04/2022 às 15h43min - Atualizada em 12/04/2022 às 15h43min

OAB Alagoas traz inovações e promove ações para fortalecer a advocacia

Entidade lança edital inédito, realiza 67 atos em defesa de prerrogativas e alcança mais de 1.100 pessoas em cursos da ESA

Por redação

Os 100 primeiros dias de atuação da nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) foram marcados por inovações e pela defesa da advocacia. A entidade lançou um edital inédito para preenchimento de comissões, realizou atos em defesa das prerrogativas dos advogados, nomeou integrantes para funções no Conselho Federal e alcançou mais de 1.100 pessoas em Cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA).

Em defesa da advocacia, a Diretoria de Prerrogativas realizou 67 atendimentos. Entre os casos mais emblemáticos, está o pedido de renovação de proteção individual, enviado para o Conselho Estadual de Segurança Pública, para a advogada Maricélia Schlemper, vítima de um atentado, durante o exercício profissional, no dia 9 de março de 2021, que resultou na morte do esposo dela, José Benedito Alves de Carvalho, no Fórum da Justiça Estadual, no Barro Duro, em Maceió.

Pela primeira vez em sua história, a OAB/AL lançou edital para preenchimento de comissões. Os membros dos colegiados foram escolhidos com base em critérios técnicos, o que garantiu igualdade de acesso entre advogados e advogadas. “Uma das nossas primeiras medidas foi a utilização de critérios técnicos para definir os membros de comissão, sem nenhum tipo de segregação. Todos tiveram oportunidades de ocupar espaços nas áreas em que atuam”, explica o presidente Vagner Paes.

A Escola Superior de Advocacia de Alagoas (ESA/AL) realizou 16 capacitações este ano, atendendo a 1.127 pessoas. Também foi realizado um curso de formação, com 15 módulos, que contou com a participação de 61 novos advogados e advogadas. Além disso, a ESA/AL realizou o Congresso de Direito, Tecnologia e Sociedade e lançou edital para seleção de artigos, que serão transformados em livros.

Já a Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas planeja a reforma da sede histórica da OAB/AL no Centro e a criação do Museu da Advocacia. Além disso, a Caixa tem ampliado o número de convênios, buscado viabilizar a implantação de inovações, como a telemedicina, e realiza, desde o início do mês abril, o CAAmpeonato de Futebol dos Advogados de Alagoas, que reúne advogados de todo o estado.

No plano nacional, o Conselho Federal da OAB (CFOAB) nomeou 40 advogados e advogadas da Seccional de Alagoas para desempenharem funções na OAB nacional. Este foi, até então, o maior número de empossados em uma seccional. Os alagoanos vão ocupar cargos na Corregedoria, na Procuradoria Especial em Defesa dos Honorários Advocatícios e em comissões do Conselho Federal.

 “As ações realizadas nos 100 primeiros dias de gestão dão apenas uma ideia do que ainda estar por surgir: as comissões que compõem a Ordem seguem traçando seu planejamento estratégico, o que deve resultar na realização de eventos, de atos públicos e de uma OAB cada vez mais próxima da sociedade”, finaliza o presidente da entidade, Vagner Paes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »