20/04/2022 às 15h50min - Atualizada em 20/04/2022 às 15h50min

SERVIDOR QUE TRABALHOU NA FORMAÇÃO DO ITEC DISPONIBILIZA LIVROS ESCRITOS COMO LEGADO NA TI PÚBLICA

Por redação
Cerimônia reuniu amigos e familiares do servidor homenageado Daniel Cabral

No dia 30 de abril o Itec Alagoas completa 20 anos enquanto autarquia. Um de seus idealizadores nesse processo foi o servidor Marcos Fonsêca. E ele recebeu do Instituto de Tecnologia Estadual um elogio publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (08/04) pelos seis livros escritos durante anos de pesquisa. O diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior, entregou ao servidor um certificado como forma de agradecimento e oficialização da homenagem. 


“Se não valorizamos o passado, não conseguimos viver o presente e muito menos construir o futuro. Quando eu cheguei por aqui, o acervo do seu Marcos Fonsêca, que ele mantinha e organizava numa sala pequena, me fascinou, pois sou um amante da história. Tivemos a felicidade de ver Alagoas muito bem representada pelo Seu Marcos no Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, em Porto de Galinhas (PE), onde apresentou seus livros. Então, para nós, é motivo de felicidade homenageá-lo hoje e podermos receber a autorização do próprio servidor para publicação dessas obras” disse Luciano Júnior. No DOE desta sexta-feira, na Portaria Itec Nº 34/2022, o texto era o seguinte:


“O Diretor-Presidente, no uso de suas atribuições legais, resolve:  Art. 1° - ELOGIAR, o servidor MARCOS FERNANDO QUINTELA FONSECA, matrícula nº 499-5, pelo compromisso e dedicação para com o Instituto, pela competência, eficiência e disponibilidade, durante o período em que exerceu suas funções de forma incansável, e, durante este período em razão de atuação destacada no âmbito das suas funções, de caráter excepcional e com grande repercussão social e institucional, promoveu pesquisas e publicou seis livros dedicados ao pleno desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado de Alagoas e no Brasil”.

 

O servidor ficou muito emocionado pelo reconhecimento e colocou à disposição para uso do Itec todo o acervo histórico que reuniu, assim como também os seis livros que deixa prontos para revisão e publicação. “Eu agradeço de coração a tudo que o diretor-presidente Luciano Júnior fez por mim e pelas minhas pesquisas, pelo apoio, empenho, consideração que nunca me faltaram, inclusive no lançamento dos livros no Secop em Porto de Galinhas. São 44 anos de serviço público e todo o acervo que organizei e os livros que escrevi estão à disposição do Itec” disse o servidor.


A saga de colecionar e guardar os materiais sobre as TICs começou logo após a criação do Itec, em 2002. “Eu percebi que para criar o Itec eu havia ficado com uns 300 materiais sobre tecnologia, que precisava ser mantido e catalogado. Aí eu bolei uma cartilhazinha, espécie de um glossário, falei com o presidente na época, Robério dos Santos, que me deu todo apoio e disse: 'pesquise'. Aí eu comecei a receber dezenas de contribuições e saiu esse trabalho que existe hoje”, completou o servidor. Estiveram presentes na cerimônia servidores do Itec e amigos, além da família do homenageado.

 

OBRAS PRODUZIDAS

1º Livro – 2001 – Coletânea de Termos Técnicos e Científico das TICs;
2º Livro – 2006 – Odisseia das TICs;
3º Livro – 2008 – A Herança Genética das TICs;
4º Livro – 2011 – A Mecânica das TICs; (Linguagem de Computação);
5º Livro – 2012 – O Cotidiano das TICs; (Dia da Tecnologia);
6º Livro – 2015 – As TICs; todos serão em breve disponibilizados pelo Itec Alagoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »