Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
02/06/2022 às 16h29min - Atualizada em 02/06/2022 às 16h29min

Praia do Patacho é indicada para o programa Bandeira Azul

Na última temporada, 22 praias e 6 marinas receberam o selo ecológico, incluindo a Praia do Patacho, que busca a renovação do selo

Por Redação
Praia do Patacho - Foto: Reprodução

A coordenação nacional do programa Bandeira Azul promoveu, de forma virtual, via Zoom, a Reunião do júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil. O encontro teve por objetivo avaliar o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa para a gestão de praias e marinas. Após avaliação, foram pré-aprovados 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para a avaliação do júri internacional. Dessa forma, o Brasil deve ampliar o número de locais certificados com a Bandeira Azul. Na última temporada, 22 praias e 6 marinas receberam o selo ecológico.

Para a temporada 2022/2023, o júri nacional recebeu a documentação de 42 candidatos, sendo 28 renovações e 14 novos candidatos. Todos os novos candidatos e mais 26 renovações foram pré-aprovados. Os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Neste ano, o júri nacional do Programa Bandeira Azul foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, as entidades se reúnem para definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao júri internacional.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

*Com AMA/AL


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »