Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
31/07/2022 às 12h47min - Atualizada em 31/07/2022 às 12h47min

MTC realiza caminhada pela paz e movimenta autoridades no município de Igaci

O ato contou com a presença do deputado Paulão, do presidente do PT de Alagoas, Ricardo Barbosa, do representante do MovPaz e ex-promotor da cidade, Rogério Paranhos e do secretário da SEMARH, Gino Cesar

Por Redação - Alícia Santos
Jornal de Alagoas
Ato aconteceu neste sábado (30) - Foto: BCCOM Comunicação

Sabendo que a justiça é feita por homens, e aperfeiçoada à medida que as sociedades também se desenvolvem, não apenas economicamente, mas principalmente ao ampliar os direitos civis, políticos e/ou sociais da população, o Movimento dos trabalhadores e trabalhadoras do Campo de Alagoas (MTC), promoveu um ato denominado Caminhada da Paz, com o intuito de comemorar a semana do agricultor e pedir justiça social para homens e mulheres do campo.

A atividade que aconteceu neste sábado (30), no município de Igaci, que fica a cerca de 104 km de distância de Maceió, contou com a presença do deputado Paulão (PT), do presidente do Partido dos Trabalhadores de Alagoas(PT-AL), Ricardo Barbosa, do Secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino Cesar e com a presença do representante do Movimento da Paz, Rogério Paranhos, que durante a ministrou uma palestra com o tema “Não à Violência”.

Recentemente, Igaci tem sido alvo de crimes e casos de violência política. Em abril deste ano, a deputada Ângela Garrote realizou um pronunciamento na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), onde cobrou empenho da Secretaria de Segurança Pública sobre os crimes no município e falou que a população está amedrontada.

Ao Jornal de Alagoas, Rogério Paranhos aponta o ato como um momento muito importante, não apenas para ele, mas também para os trabalhadores do campo, principalmente neste momento de período eleitoral. 

Ele relata que o intuito de sua palestra foi auxiliar os presentes a passar pelo período com tranquilidade, “respeitando o estado democrático de direito, respeitando as divergências, sem ofensas ou agressões, com cada um fazendo a sua parte e cooperando para que a democracia saia fortalecida”, explicou. 

Por ter uma história com o povo de Igaci, Rogério conta que se sente a vontade por palestra para eles “como um amigo e parceiro, para caminharmos juntos pela paz”. Ele foi promotor do município por dois anos.

O deputado Paulão reafirmou as falas do palestrante, alegando que a pauta de segurança dos movimento sociais organizados “está na ordem do dia”, pois, segundo o deputado, estamos passando por um momento de muita intolerância, de muito ódio.

“É necessário espalhar a boa noticia, quando junta-se trabalhadores e trabalhadores em temas como a paz, como temática a defesa da vida”. Essa foi a justificativa do seu deslocamento para prestigiar a caminhada. “Eu acho que o que o Brasil está precisando é isso, é paz, a defesa da vida e não o ódio, a intolerância”.

Foto: BCCOM Comunicação


Acompanhando o deputado, Ricardo Barbosa, presidente do PT em Alagoas argumenta que a intolerância está ganhando território em relação a compreensão ao amor e à paz e, por isso, caminhadas de trabalhadores como essa são exemplos que devem ser seguidos Brasil a fora para dizer, inclusive, “a este governo que está aí, que o que virá é para trazer efetivamente paz para o povo brasileiro”, referindo-se a Bolsonaro e as eleições que se aproximam. 

O organizador do evento e coordenador do Movimento dos Trabalhadores do Campo, Marcílio Mariano, explica que a atividade vem sendo programada há cerca de seis meses, com objetivo de mostrar a força do MTC e de apoio às famílias menos favorecidas economicamente falando.

O MTC foi beneficiado com um trator, oriundo de recursos do deputado Paulão, que segundo Marcílio, vai atender não somente o município mas também dará apoio a outros grupos de base em cidades como Batalha, cacimbinhas, Dois Riachos e outros”.

MTC


De acordo com o próprio site do MTC, ele se denominam como um movimento autônomo, de massa, de classe camponesa, de luta permanente, de orientação Socialista, de caráter interestadual, que surgiu de vários acúmulos de formação e de lutas, composto por camponeses e camponesas que lutam pela permanência no campo, onde se organiza através do grupo de famílias que se propõem a produzir alimentos saudáveis para o auto-consumo e para alimentar o povo brasileiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »