Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
12/08/2022 às 16h37min - Atualizada em 12/08/2022 às 16h37min

Tutmés Airan discute enfrentamento à violência doméstica em audiência pública

Na Câmara Municipal de Maceió, desembargador comentou sobre a possibilidade de ser criado mais um Juizado da Mulher na Capital e auxílio financeiro às vítimas

Por Redação
Desembargador TUtmés Airan destacou que a violência doméstica é difícil de ser enfrentada. Foto: Adeildo Lobo

O coordenador da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, participou, nesta sexta-feira (12), de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maceió. O objetivo da sessão foi discutir o enfrentamento à violência contra a mulher.  

“A temática é muito difícil de ser enfrentada, dada a especialidade da violência contra a mulher. Não é uma violência qualquer, é praticada na intimidade por quem tinha o dever de proteger e faz exatamente o contrário”, explicou Tutmés.

Na ocasião, o desembargador comentou sobre a possibilidade da criação de um novo Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Capital e da sugestão ao Governo do Estado de Alagoas para criação de um auxílio voltado a mulheres vítimas de violência.

“Possivelmente vamos criar mais um Juizado contra a violência aqui em Maceió. Eu queria até anunciar que ontem, em conversa com o governador Paulo Dantas, nós sugerimos a criação de uma 'Bolsa Mulher Vítima da Violência', seria um dinheiro que a mulher receberia até se profissionalizar. Portanto, até viver às custas do seu próprio esforço. O governador gostou muito da ideia e vai ser exatamente junto com a Casa da Mulher uma ferramenta extraordinária nesse combate”.

Tutmés falou ainda sobre as ações do Poder Judiciário no combate a esse tipo de violência. “No interior do estado, criamos alguns juízes especialistas nisso, ou seja, processos de violência contra a mulher vão para determinados juízes exatamente para se ter um olhar especial. Criamos também a Casa da Mulher Alagoana, que é um espaço de atendimento à mulher muito interessante, porque congrega dentro dele todas as suas necessidades, desde o posto policial até o Juizado”.

Audiência pública foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Maceió. Foto: Adeildo Lobo

O evento foi proposto pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Olívia Tenório, em parceria com a Comissão Especial da Mulher da seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil. A vereadora destacou que o objetivo foi encontrar soluções para a problemática da violência contra a mulher. 

“Ao ver diversos tipos de violência e saber que existem pessoas que sequer sabem que isso é violência, a gente teve a necessidade de conversar com a sociedade para explicar que a mulher não precisa aceitar quando o homem tira seu patrimônio, fala sobre sua honra ou quando ele tira dela o direito de escolher como vai ser o seu parto”, disse Olívia.

A audiência pública também contou com a participação da juíza da 4ª Vara Criminal de São Miguel dos Campos, Laila Kerckhoff dos Santos.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »