A Praça Dr. José Inácio que foi construída na gestão do Prefeito Nivaldo Jatobá, ganhou uma nova estrutura, com fonte, pavimentação, parque de diversão, barracas de lanches e recinto de descanso. Além de um belo calçadão. A praça será reinaugurada hoje, pelo Prefeito George Clemente.
É bom salientar, que o Hospital Doutor José Inácio, atual Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, completou no dia 16 de dezembro, noventa e nove anos de existência (1923/2022).
BIOGRAFIA DO PATRONO DA PRAÇA E DO HOSPITAL
José Inácio da Silva, nasceu na cidade de Juazeiro, estado da Bahia, no dia 20 de setembro de 1855, filho de Luís Inácio da Silva e de dona Rita Clara dos Anjos.
Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia, graduando-se em 1879. Mas só veio receber o título de médico em Juazeiro em 1883. Ainda em Salvador, ele monta uma clínica para ajudar a população mais carente. Dois anos depois, já em Juazeiro, ele cria a "Irmandade da Santa Casa de Misericórdia", que foi aberta ao público em 1897. Onde exerceu a função de provedor da instituição, de 1885 a 1906.
Elegeu-se Deputado à Assembléia Provincial da Bahia, de 1886 a 1889. Com a Proclamação da República, foi eleito em 1891, Deputado Estadual. Reeleito em 1894 e renunciou o mandato no mesmo ano, por ter sido Deputado Federal. Por questões de caráter político, o Dr. José Inácio teve que se afastar do estado da Bahia.
O renomado médico foi contratado pela família Coutinho, proprietários da Usina Cansanção de Sinimbu, para exercer suas atividades naquela localidade industrial como também de prestar serviços médicos a população do município de São Miguel dos Campos.
Dr. José Inácio era uma figura idealista e bem carismática, que se preocupava muito com a saúde dos funcionários da usina, como também da comunidade miguelense.
Seu maior desejo era de um dia construí um hospital no município, para que ele atendesse, não só a cidade de São Miguel dos Campos como também as outras cidades circunvizinhas.
Naquela tempo era muito difícil conseguir recursos financeiros e apoio dos órgãos governamentais. Um certo dia, o doutor saiu batendo nas portas das famílias tradicionais do município a procura de ajuda para a construção do hospital.
Nas suas folgas, o doutor reunia em sua casa, algumas intelectuais da cidade para explicar a importância e a necessidade de ter um hospital de referência no município. Ele chegou ao ponto de realizar para a comunidade, festivais, bingos e leilões, afim de arrecadar verbas para construção do referido hospital.
No início do século vinte, o doutor viu o seu sonho acontecer, quando foram realizados os primeiros trabalhos de construção do hospital, em meio de muitas dificuldades. Um determinado dia, o doutor saiu às ruas, com uma sacola na mão pedindo ajuda para o término das obras desse grande empreendimento, que ia com certeza beneficiar a população e a classe médica existente naquela época na cidade. E assim, de vitória em vitória o sonho do doutor tornou-se realidade, e para o bem dos miguelenses, no dia 16 de dezembro de 1923, o hospital foi inaugurado.
Por este feitio em prol da cidade de São Miguel dos Campos, o hospital foi batizado com o seu nome. Ou seja "Hospital Dr. José Inácio". Logo após a sua morte.
Além do hospital, também a praça recebeu o nome do homenageado. Homenagem bem merecida, a este que foi o maior ícone da medicina local, mesmo não sendo miguelense, mas tinha um grande apreço por São Miguel dos Campos e pelo povo dessa terra.
Nos logos dos anos, o hospital vem sendo ampliado. E o antigo hospital Dr. José Inácio passou a fazer parte do complexo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.
Este grande baluarte da medicina miguelense, faleceu no dia 08 de fevereiro de 1924.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.