Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 10h00min - Atualizada em 26/06/2023 às 10h00min

Samu atende adolescente de 17 anos em trabalho de parto na capital

Bebê do sexo masculino nasceu sem intercorrências e foi conduzido para a Maternidade Nossa Senhora da Guia

Por Redação - Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Bebê do sexo masculino nasceu na residência da mãe de 17 anos, durante atendimento prestado pelo Samu

Socorristas da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram um atendimento obstétrico nesta sexta-feira (23), que resultou no parto de uma adolescente de 17 anos, residente no bairro Prado, na capital alagoana. Ao chegar ao endereço informado, com o propósito de prestar a assistência pré-hospitalar móvel solicitada e conduzir a futura mamãe até a maternidade, a equipe detectou que ela já estava em avançado trabalho de parto e o procedimento foi feito no local.


Após todo o procedimento, mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço, para que a assistência neonatal fosse assegurada, conforme prevê o protocolo clínico para casos desta natureza. Segundo o médico Adriano Santana, o Samu foi acionado às 9h20 para atender a parturiente e, 15 minutos depois, a ambulância e a equipe já estavam no endereço informado via ligação telefônica.


"O que seria mais um plantão normal, se transformou em uma data especial. Verificamos que a gestante já estava prestes a dar a luz e fizemos o procedimento, com total segurança, na residência dela. Felizmente tudo ocorreu satisfatoriamente e mãe e filho estão bem", salientou o médico Adriano Santana.


Apesar de todo o processo do parto ter tido um sucesso, a equipe estava apreensiva por ser a primeira gestação da adolescente. "Todos os procedimentos foram realizados de acordo com as normas e protocolos estabelecidos para o caso de atendimento à gestante, puérpera e recém-nascido. No final, o parto ocorreu sem complicações clínicas",  destacou o médico do Samu.


Emocionada, a enfermeira Rafaela Vilar destacou que foi a primeira vez que fez um atendimento de parto no Samu, mas estava aliviada porque todo o procedimento deu certo. "Colocamos todos os nossos conhecimentos e experiência para fazer o atendimento com eficiência e tudo ocorreu sem intercorrências", destacou.  


Para a ocorrência o Samu Maceió encaminhou uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel). Além do médico Adriano Santana e da enfermeira Rafaela Vilar, a equipe foi composta pelo técnico de enfermagem Josué Matias e pelo condutor socorrista Elias dos Santos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »