Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
21/05/2021 às 13h56min - Atualizada em 21/05/2021 às 13h56min

Governador lança Programa de Estágio que oferece 700 vagas para estudantes de escolas públicas e outros; confira

Por Redação - Dartanhan Holanda
Foto: reprodução

O Governo de Alagoas lançou, nesta sexta-feira (21), o novo Programa de Estágio do Estado, o Pontapé. O novo programa vai ofertar mais de 700 vagas iniciais para 40 órgãos do Executivo. Segundo o governador Renan Filho, as vagas, em sua maioria, serão destinadas para jovens carentes. O primeiro edital para 700 vagas imediatas para quem quiser se inscrever já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Desenvolvido por meio da Seplag, o Programa deve estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o serviço público local. A iniciativa será válida para todo o âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado.

O governador explicou que o Estado vai organizar a empregabilidade de jovens de estágios junto ao Governo. “Jovens, em sua maioria, egressos das escolas públicas”. 10% das vagas são para pessoas com deficiência e 80% são egressos de escolas públicas. 

Renan ressaltou que haverá uma seleção pública e democratização das vagas de estágio. “O Brasil teve uma redução de 25% no número de estagiários. Alagoas está abrindo essas vagas dentro da estrutura do Estado”.

O secretário de Educação Rafael Brito, o Pontapé, é uma política pública assertiva. “Os estágios regrediram em 25% no país, e Alagoas traz essa primeira chance de entrar no mercado que é muito difícil”.

Rafael disse que muitas vezes, o jovem até chega a se formar, mas cobra-se uma capacitação. “Então estamos oferecendo essa primeira chance de entrar no mercado de trabalho”.

O programa

O cadastramento visa o preenchimento das vagas do Programa de Estágio não obrigatório de Nível Superior no âmbito da Administração Pública Estadual Direta e Indireta do Poder Executivo, por estudantes que atendam aos seguintes requisitos:

sejam brasileiros natos ou naturalizados;

tenham, na data da contratação, a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

estejam cursando, no ato da contratação, no mínimo, o 2º (segundo) ano, em cursos de periodicidade anual, ou o 3º (terceiro) semestre, em cursos de periodicidade semestral;
 

estejam regularmente matriculados em cursos de Graduação presencial, com sede no Estado de Alagoas, ou nos cursos de Graduação a Distância – EAD, com pólo no Estado de Alagoas, de uma das instituições de ensino conveniadas ao Governo do Estado;

ser residente no Estado de Alagoas.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico sistemapontape.al.gov.br, pelo link https://sistemapontape.al.gov.br/#/app/inscricao/login, com acesso também por meio do site pontape.al.gov.br, no período compreendido entre as 08h00 do dia 24/05/2021 até as 23h59 do dia 20/06/2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »