Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
25/05/2021 às 15h14min - Atualizada em 25/05/2021 às 15h14min

Estudantes do nível superior de AL já podem se inscrever no programa de estágio Pontapé

Inscrições são realizadas exclusivamente on-line e vão até 20 de junho; programa oferta vagas para estágio remunerado no serviço público estadual

Por Redação - Minne Santos
Inscrições são feitas de forma totalmente on-line. Foto: Minne Santos

As inscrições para o Pontapé, o programa de estágio do Governo de Alagoas, já estão abertas. Estudantes do nível superior que tiverem interesse em ocupar uma das mais de 700 vagas disponíveis na gestão pública estadual podem se inscrever, exclusivamente, pelo site https://pontape.al.gov.br/.

Desenvolvido por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o programa visa estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o Estado. A iniciativa já conta com mais de 15 instituições de ensino cadastradas e é válida para graduações presenciais ou a distância.

“São muitas oportunidades em diversas áreas de atuação. Os estudantes selecionados receberão, por um período de até dois anos, um salário mínimo e auxílio transporte. É importante frisar que esse é um programa que também vem como uma política afirmativa muito forte, já que destina a maior parte das vagas àqueles que mais precisam, algo bastante representativo principalmente nesse momento de pandemia”, pontua o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Visando à universalização das vagas, o Pontapé prevê que cada processo seletivo oferte, além das vagas para ampla concorrência, oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio em nada rede pública ou na privada com bolsa integral. Poderão participar do processo seletivo os estudantes que estejam cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.

“Realizado de forma totalmente on-line, o processo seletivo vai até o dia 20 de junho e tem como principal critério de seleção o Coeficiente de Rendimento (CR), índice que mede o desempenho acadêmico do estudante. Dessa forma, o Estado também entra como um agente a mais no estímulo ao engajamento e ao aproveitamento do processo de aprendizagem nas universidades locais por parte dos nossos alunos”, explica o secretário.

Lançado na última sexta-feira (23), o Programa Pontapé conta com o selo da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), a maior articulação pela juventude do Brasil, liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e mais de 80 parceiros do setor privado, sociedade civil e governos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »