Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
15/03/2024 às 10h37min - Atualizada em 15/03/2024 às 10h37min

Davi Maia desafia JHC a tomar banho em esgoto despejado na Lagoa Mundaú

Ex-deputado alegou que o prefeito tinha dito que a água despejada era limpa, sendo assim, o desafiou

Por redação - Ruan Teixeira
Jornal de Alagoas

O ex-deputado estadual Davi Maia lançou um desafio ao prefeito de Maceió, JHC (PL), em meio a um episódio de despejo de esgoto pela Prefeitura na Lagoa Mundaú: ''tomar banho na água que ele disse ser limpa''. 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 14 , Maia repudiou veementemente a ação da Prefeitura de Maceió, atribuída à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), caracterizando-a como um "absurdo" e um ato que desconsidera os princípios de preservação ambiental. 

"A prefeitura, que deveria zelar pelo meio ambiente, despeja milhares de litros de esgoto em área inadequada. Na minha época de secretário de meio ambiente, a gente multava as empresas poluidoras. Hoje a prefeitura parece pagar para que poluam o meio ambiente", declarou Maia em suas redes sociais. 

O ex-deputado também destacou a extinção da secretaria de meio ambiente sob a gestão de JHC, lamentando a perda de profissionais técnicos que atuavam na fiscalização e punição de casos semelhantes no passado. 

Ele citou, em vídeo, o código municipal de meio ambiente, especificamente o artigo 113, que proíbe expressamente o lançamento de esgoto, mesmo tratado, em praias ou redes de águas pluviais, sob pena de multa que varia de quatro a quarenta mil reais, além dos custos relacionados à limpeza dos tanques. 

"Aqui está o desafio para JHC: tomar banho nessa água que ele disse ser limpa", concluiu Maia.

Também nesta quinta, a imprensa alagoana foi informada de que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou em R$ 100 mil, a Seminfra, pelo o lançamento irregular de efluente em um canal que deságua na Laguna Mundaú. 

O IMA informou que uma equipe de fiscalização do órgão foi até o local e constatou a irregularidade. ''Além da Seminfra, a empresa terceirizada cujo caminhão aparece nas imagens também será multada. O órgão da Prefeitura de Maceió foi autuado por infração grave, pelo fato de lançar efluentes não tratados oriundos de serviço de limpeza de galerias de águas pluviais'', diz trecho da matéria publicada no Agência Alagoas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »