Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
30/05/2021 às 19h48min - Atualizada em 30/05/2021 às 19h48min

Professores da rede municipal produzem Cordel sobre a Covid-19

Obra é uma importante ferramenta social e pedagógica da escola Nosso Lar I

Por Redação - Leonardo André

A literatura de cordel retrata assuntos cotidianos de maneira leve e lúdica. Pensando nisso, os professores Hilda Lacerda e Gilberto Moreira da escola Municipal Nosso Lar I, perceberam o potencial desse gênero literário e produziram um cordel retratando a pandemia da Covid-19 e suas nuances. O material está sendo distribuído para alguns alunos da comunidade e tem sido uma importante ferramenta para a conscientização dos alunos e familiares acerca da pandemia

A iniciativa veio após o professor Gilberto dialogar com a professora Hilda Lacerda sobre os desafios durante a pandemia e como o tema poderia virar uma literatura de cordel. Gilberto explica que o material servirá como uma importante ferramenta pedagógica.

Professor Gilberto Moreira junto a Diretora Gilda Verbênia

“Por conta do difícil momento em que estamos passando, resolvemos fazer alguma coisa em relação ao tema da Covid-19, até para que tivesse um material atual onde as próprias professoras pudessem usar em sala de aula. Escolhemos o cordel por ser uma literatura que, por característica, trata de problemas sociais, mas de maneira mais leve e, em alguns casos, até com humor. Isso acaba dando um alento às pessoas nesse momento”, disse o professor.


 

Professora Hilda Lacerda doando alguns dos livros para os alunos da comunidade

Tendo publicado uma série de livros infantis, a professora Hilda Lacerda destaca que o Cordel sobre a Covid é um livro que fala de cura, vacina e coisas que venham a melhorar o ânimo das pessoas, de forma que todos possam se enxergar nas páginas da obra.

“Este é um livro fino de poucas páginas, mas que possui uma essência muito grande. Ele abrange toda uma comunidade, onde quem vai lê, se encontra em cada página. Essa obra é um alerta para que as pessoas cuidem de si e dos outros, pois essa doença não se trata apenas de uma gripezinha boba. Porém, também trazemos em cada verso um fôlego e uma esperança para quem lê”, diz a professora.

Essa iniciativa demonstra o cuidado que a Escola Nosso Lar tem com os alunos e a comunidade ao seu redor. A diretora da escola, Gilda Verbenia, comenta que a iniciativa dos professores de utilizar a literatura de cordel como uma ferramenta informativa leve e lúdica, foi algo bastante significativo para a comunidade.

“Essa iniciativa que nossos colegas professores tiveram contribuirá para que a nossa comunidade seja mais informada, cuidada e mobilizada contra essa doença. Para gente é motivo de orgulho, perseverança no que acreditamos que é a educação. A nossa escola está muito feliz por ser representada por esses professores que vencem todos os obstáculos e desafios colocados para levar a melhor instrução possível a nossa comunidade que é tão carente”, disse a diretora.

 

 

Aluno José Leandro Galdino ( à esquerda) lendo o cordel

O livro tem impactado muitos alunos, estimulando-os a entender mais sobre o tema da Covid-19. José Leandro Galdino de Morais Santos, estudante do 4º B da Escola Nosso Lar, ganhou o livro e se mostrou bastante interessado pela leitura. Além disso, de acordo com sua mãe Adriana dos Santos Jardim, o cordel também a ajudou a compreender melhor sobre como lidar com o vírus.

“Esse livro foi muito importante para meu filho porque ajudou ele a entender melhor sobre a Covid-19. Tanto ele, quanto eu, gostamos desse cordel, pois ele fala como nós devemos nos prevenir em relação ao vírus, fala sobre alimentação que nós devemos ter para melhorar nossa imunidade e também sobre os sintomas da doença”, explica a mãe.

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »