Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
26/06/2021 às 08h58min - Atualizada em 26/06/2021 às 08h58min

BIOGRAFIA DA ESCRITORA GUIOMAR ALCIDES DE CASTRO

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

Guiomar Alcides de Castro (Jornalista e Escritora) nasceu na cidade alagoana de São Miguel dos Campos, no dia 12 de julho de 1923, filha de Miguel Alcides de Castro e de dona Eudócia Aranda de Castro.

Iniciou os estudos na sua terra natal.

Fez o curso de Humanidade, administrado pelo Cônego Júlio de Albuquerque, também estudou História Geral com o professor Miguel César Texeira Sobrinho e Jornalismo com Vúlpiano Jatobá.

É considerada como uma das melhores escritoras do estado, seu nome está presente nos livros e no contexto histórico e cultural de Alagoas.

Em 1964, escreveu o livro sobre a história e os fatos acontecidos na terra dos Caetés, intitulado de "São Miguel dos Campos", pela Editora Sergasa - Maceió - AL.

Faz parte do quadro dos imortais da Academia Alagoana de Letras - AAL, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, do Grupo Literário Alagoano e da Associação de Jornalista e Escritores do Brasil - CE.

Como jornalista, colaborou nos seguintes jornais: Jornal de Alagoas, Diário do Povo, o Semeador, Gazeta de Alagoas e a Revista Mocidade.

Recebeu o diploma de honra ao mérito e a medalha comemorativa dos cento e cinquenta anos da Independência do Brasil, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à cultura e a literatura alagoana, conferidos pelo governador Afrânio Lages, em 02 de dezembro de 1972.

Além do livro sobre a história de São Miguel dos Campos, ela também publicou as seguintes obras: A Europa é Assim em 1964, Discursos Acadêmicos em 1965, Dois Músicos de Outrora em 1966, Moreno Brandão em 1976, Camões Gênio de Raça em 1976, Castro Alves o Lírico em 1978, A História da Igreja dos Mártires em 1981 e Professor João Ulysses Moreira em 1984.

Em 1991, o prefeito Francisco Hélio Jatobá,  fez uma homenagem a escritora em vida, lançando a segunda edição do seu livro, sobre a história do município de São Miguel dos Campos, que foi distribuído para diversos professores, alunos e sociedade de modo geral, durante as festividades comemorativas  do descobrimento do Rio São Miguel.

Também foi instalado em uma das dependências do prédio da Casa da Cultura, uma biblioteca pública alusivo ao seu nome, por sinal, a Biblioteca Escritora Guiomar Alcides de Castro é registrada como Patrimônio Histórico Cultural de Alagoas, pois a mesma faz parte do contexto do Museu Fernando Lopes.

A estimada escritora faleceu no dia 30 de agosto de 1992, na cidade de Maceió.

Seu corpo está sepultado no Cemitério Parque das Flores.


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro Efetivo da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »