27/06/2021 às 08h31min - Atualizada em 27/06/2021 às 08h31min

BIOGRAFIA DO SENADOR RUI SOARES PALMEIRA.

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

Rui Soares Palmeira nasceu no dia 02 de março de 1910, na casa grande do engenho Prata,  localizado no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.

Mas, depois que o distrito de Jequiá da Praia passou à condição de município, fato que aconteceu no dia 03 de fevereiro de 1995, às terras do antigo engenho, passaram a pertencer a

este município.

Apesar da mudança de local, Rui Soares Palmeira não perdeu a sua originalidade, ele continua sendo natural de São Miguel dos Campos.

Rui Soares Palmeira era filho de Miguel Soares Palmeira e dona Maria Tereza Ferro Soares Palmeira.

Estudou o primário na sua terra natal e concluiu o secundário no Ginásio de Maceió, depois bacharelou-se na Faculdade de Direito do Pernambuco, em 07 de dezembro de 1933.

Em 02 de março de 1937, casou-se com Maria Gaby Gracindo Soares Palmeira, natural da cidade de Atalaia.

Desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Guilherme, Moacir, Miguel, Godofredo, Wladimir e Nadja.

Durante sua trajetória de vida, ocupou diversos cargos no Estado, no País e no Exterior, tais como: Secretário de Gabinete da Prefeitura de Maceió, Diretor do Departamento Municipal de Estatística, Delegado de Polícia, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil  (Secção Alagoas), Deputado Federal, Senador por duas vezes, Jornalísta e Pecuarista.

Fundou o Diretório Estadual da União Democrática Nacional (UDN), após o fim do pluripartidarismo, filiou à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), representou o Brasil, no Japão, Londres, Bruxelas, Santiago do Chile, Angola, Roma, Lausanne, Belgrado, Iugoslávia, Washington, Buenos Aires, Palma de Majoca, Espanha e Lima no Peru.

Como Senador conseguiu trazer recursos financeiros para a construção da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, que foi inaugurada no dia 04 de janeiro de 1959, intitulada de Maternidade Rui Soares Palmeira em sua homenagem.

Também o ilustre miguelense presta seu nome a uma escola do município, denominada de Escola Municipal Rui Soares Palmeira como também uma cidade que fica localizada no alto sertão de Alagoas.

Os escritores alagoanos têm o dever de destacar seu nome entre aqueles que escreveram a história de Alagoas.

Este ícone da nossa história faleceu no dia 16 de setembro de 1968, em pleno exercício de seu mandato no senado, sendo substituído pelo suplente Mário Gomes de Barros. 

Seus restos mortais estão sepultados nas terras do Campo Santo da Fazenda Prata, próximo à casa onde nasceu, na cidade de Jequiá da Praia - AL.


(Texto Escrito ,Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro Efetivo da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »