28/06/2021 às 07h11min - Atualizada em 28/06/2021 às 07h11min

BIOGRAFIA DO DOUTOR E ESCRITOR AGATÂNGELO VASCONCELOS

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

BIOGRAFIA DO DOUTOR E ESCRITOR AGATÂNGELO VASCONCELOS


Agatângelo Vasconcelos nasceu no dia 19 de junho de 1939, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no povoado Bernardo Lopes, antigo Sebastião Ferreira, onde funcionava na época a Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos São Miguel, filho de Odilon Teixeira Vasconcelos e de dona Iracema Vasconcelos.

Casou-se com Simone Vasconcelos e com ela teve os seguintes filhos: Alexandre, André, Álvaro e Ivana Vasconcelos.

Estudou o primário na sua terra natal e concluiu o secundário no Colégio Batista Alagoano. Diplomado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em 1963, na área de psiquiatria, bacharel em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, da UFAL, em 1971, Professor titular de psiquiatria da Escola de Ciências Médicas de Alagoas - ECMAL, Professor assistente em concurso público da disciplina de elementos de psicopatologia na Faculdade de Educação da UFAL e Professor de higiene mental e psiquiatria da Escola de Serviço Social.

Atualmente era sócio da Academia Maceioense de Letras - AML, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, da Academia Alagoana de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES, (Regional de Alagoas).

Como escritor publicou várias obras Literárias, dentre elas, Sagrado Coração Exposto - Poesias, em 1981, O Asilo de Santa Leopoldina - Aspecto Históricos e Sociais - Ensaio, com qual foi agraciado com o prêmio " Costa Rego " pela Academia Alagoana de Letras, em 1985, Fratricídio em Carahybas, em 1991, Roberto Lopes - Cores do Tempo e do Espaço, em 2000 e a Coletânea - Três Contos - Algumas Crônicas - Certas Poesias, em 2003.

Agatângelo Vasconcelos era considerado pela mídia como uns dos melhores médicos do estado de Alagoas.

Com certeza, seu nome está imortalizado no contexto médico e literário de Alagoas como também está incluído na  história e na cultura do município de São Miguel dos Campos.

O renomado médico, poeta, escritor e historiador faleceu no dia 15 de agosto de 2019, na cidade de Maceió.

seu corpo está sepultado no cemitério Parque das Flores.


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro Efetivo da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »