Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
10/07/2021 às 09h46min - Atualizada em 10/07/2021 às 09h46min

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO ROBERTO CÉSAR LOPES

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

Roberto César Lopes nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 06 de setembro de 1942, no povoado Bernardo Lopes, antigo Sebastião Ferreira, onde funcionava a Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel. Até pouco tempo no local onde nasceu o renomado pintor, funcionava o complexo industrial da usina Roçadinho, que infelizmente foi fechado. 

Filho de Aurélio Vila Nova Lopes e de dona Doracy César Lopes.

O pai imigrante espanhol, comerciante e proprietário agrícola. Já a mãe era filha de uma tradicional família das terras dos Caetės.

Roberto Lopes iniciou seus estudos no Educandário Rosal Infantil, cursou o ginasial no Colégio Guido de Fontalland e o científico no Colégio Batista Alagoano, não chegou a cursar a Universidade. Mas Roberto

Dominava o idioma francês e o espanhol com muita facilidade. Estudou acordeon, piano e música clássica, apreciava ópera e balé, admirava Chopin, Mozart, Beethoven e Bach, gostava de ler Machado de Assis, Cecília Meireles e o clássico Dom. Quixote de La Mancha, tinha profundo conhecimento da vida e da obra dos pintores consagrados no universo, tais como: Boticelli, Leonardo da Vinci, Monet, El Greco, Michelangelo, Rafael e Picasso.

Em 1964, participou da coletiva na Galeria " O Cruzeiro " no Recife, onde tornou-se conhecido no Brasil e no Exterior.

Expôs na Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra.

Em 1981, montou seu primeiro atelier em sua cidade natal, embora já pintasse vários anos, tinha uma profunda admiração pelo barroco brasileiro.

Roberto Lopes retratou em suas telas o que tinha de mais bonito em São Miguel dos Campos, " Os Casarões Antigos ".

Existe na Casa da Cultura uma sala em sua memória, onde estão expostos grande parte das suas obras, mas a maior homenagem que ele recebe é da sua própria família, pois a mesma conserva na parte de cima da sua residência, um vasto acervo que pertencia ao pintor, como quadros, imagens sacras, móveis antigos, etc.

Este ícone da pintura miguelense faleceu no dia 01 de junho de 1994, na cidade de São Miguel dos Campos.


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro Efetivo da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »