Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
19/07/2021 às 11h59min - Atualizada em 19/07/2021 às 11h59min

BIOGRAFIA DO PREFEITO JOSÉ DE MEDEIROS APRATTO

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura

José de Medeiros Apratto nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 06 de abril de 1908, na dependência de um belíssimo solar de propriedade dos seus pais.

O sobrado ficava localizado de lado da Praça Padre Júlio de Albuquerque, na proximidade do Banco do Brasil, onde é hoje o INSS.

Filho do empresário Salvador Espenelle Apratto e de dona Rosa de Medeiros Apratto. 

O pai era de origem italiana e a mãe filha de uma tradicional família miguelense.

José de Medeiros Apratto era tio do renomado professor e historiador Douglas Apratto Tenório.

José de Medeiros Apratto era visto como uns dos grandes intelectuais da cidade, um profundo conhecedor na área de administração industrial, que levou a ser convidado por Aberlado Lopes a administrar como diretor e presidente da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel, conhecida também como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira.

Em 1946, foi candidato a prefeito do município, apoiado pelo Governador do Estado de Alagoas Silvestre Péricles e pelo industrial Aberlado Lopes, sendo eleito prefeito com a maior apuração dos votos válidos.

José de Medeiros Apratto assumiu a prefeitura do município de 1947 a 1950, nesta época, a prefeitura funcionava no prédio onde é hoje a Casa da Cultura.

Durante sua gestão implantou diversos benefícios em prol da cidade de São Miguel dos Campos.

No decorrer desse período ele deu uma melhorada nas bicas naturais do município, tanto na bica do Pitu como na bica Grande, localizada na Rua da Bica, ambas foram encanadas com tubos de ferro, Antes às águas da bicas eram transportadas  por bambuns. Além disso ele construiu diversos chafaris para suprir as necessidades das pessoas mais carentes da cidade.

José de Medeiros Apratto é considerado em Alagoas, o pioneiro na implantação do sistema da água humana para o município de São Miguel dos Campos.

A sua obra mais importante foi a construção da Ponte de Concreto sobre às águas do Rio São Miguel.

A ponte foi concluída e inaugurada em 1950, com a presença do excelentíssimo governador do Estado de Alagoas, Silvestre Péricles.

Conforme a historigrafia miguelense, Zeca Apratto como era mais conhecido está imortalizado na história do município por ter sido o primeiro prefeito eleito pelo povo, após a redemocratização do país, antes os prefeitos eram indicados pelos governadores.

Este grande baluarte da política miguelense faleceu no dia 14 de setembro de 1960.

Existe na cidade dois órgãos que prestam o seu nome, o Ginásio de Esporte no Bairro Geraldo Sampaio e uma rua no Bairro do Paraíso.


( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

* Membro da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas e da Academia Miguelense de Letras e Artes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »