Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
30/08/2021 às 07h15min - Atualizada em 30/08/2021 às 07h15min

BIOGRAFIA DO INDUSTRIAL BERNARDO LOPES

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura



Bernardo Lopes, natural da Província de PonteVedra, na Espanha, grande empresário que veio ainda jovem para Alagoas, com à finalidade de construí uma indústria têxtil no Estado. 

São Miguel dos Campos foi à cidade escolhida por ter bastante águas, um solo fértil e um clima favorável para manutenção da referida fábrica.

O local escolhido pelo industrial era favorável para a instalação da mesma.

No início do século XX, iniciou-se a construção desse grande empreendimento para a cidade de São Miguel dos Campos.

A indústria foi edificada na zona rural do município, às margens do Rio São Miguel, no distrito de Sebastião Ferreira.

Os funcionários da firma Romão Durant Lopes,  trabalhavam de noite e de dia, para que a fábrica funcionasse o mais rápido possível.

Em 1913, o sonho do empresário Bernardo Lopes foi realizado, a fábrica começou a funcionar com a denominação de " Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel " . Também conhecida popularmente como " Fábrica Sebastião Ferreira ".

Bernardo Lopes era um homem que gostava muito de ajudar as pessoas mais carentes, e de contribuir com as instituições existentes na cidade.

Podemos citar como exemplo: A reabertura do hospital Dr. José Inácio e a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.

Criou a Escola de música para os filhos dos operários e fundou a Banda Filarmônica da indústria, intitulada de "Cangaraço", regida pelo Maestro Manuel Leite, considerada na época, uma das melhores bandas do Estado. 

Bernardo Lopes era amante das festividades religiosas, principalmente as profissões, de São Sebastião e de Nossa Senhora das Dores.

Ele também realizava naquele parque industrial o tradicional carnaval, além das apresentações culturais que vinham da urbana do município. Tais como: A Taieira da dona Albertina e o Guerreiro Treme Terra, do Mestre Sebastiãozinho.

As festas juninas eram comemoradas em alto estilo, preservando sempre a tradição, com fogueiras, fogos de artifícios, quadrilhas e o  forró-pé-serra.

O ambiente era tão bom, que os operários da fábrica, criaram até um dote, para o Sr. Bernardo Lopes. Que dizia: "Com Bernardo na fábrica, animação não falta não!". Este depoimento foi obtido de um funcionário da própria fábrica.

Bernardo Lopes é uma das maiores referências no campo industrial de Alagoas, um homem que revolucionou as indústrias têxteis no Estado.

Seu nome estar presente na consciência dos antigos funcionários da fábrica, como também gravado na mente da sociedade miguelense.

As terras, que antes eram da empresa, hoje pertencem a Usina Roçadinho, e foi transformado num povoado, batizado de "Povoado Bernardo Lopes", em homenagem a este grande ícone das indústrias alagoanas.


( Texto Escrito Por: Ernande Bezerra de Moura )


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »