Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
30/12/2021 às 08h47min - Atualizada em 30/12/2021 às 08h47min

NIVALDO JATOBÁ

SÉRIE: "FILHOS ILUSTRES E PERSONALIDADES DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS"

Por Redação - Ernande Bezerra de Moura



    Nivaldo Jatobá é considerado uma das figuras mais importante dentro do cenário de Empreendimento Agroindustrial do estado de Alagoas.

    Ele nasceu na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 29 de março de 1932, no lugar denominado de Fazenda Tibiriçá. 

    Filho de Francisco Ignácio Jatobá Filho, também conhecido pelo apelido de Chico Moço e de dona Dolores Leitão.

    Nivaldo Jatobá é neto do Coronel Francisco Ignácio de Araújo Jatobá, proprietário do antigo engenho “Tibiriçá”. Ele que foi um dos participantes do Movimento Liso e Cabeludo ao lado do progressista João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, em 1844.

    Casou-se com Genilda de Castro Jatobá, e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Maria de Lourdes, Maria Helena, Roseane, Clara Maria, Genilda e João Jatobá.

    Nivaldo Jatobá é um dos maiores envestidores do estado de Alagoas, pois o mesmo é dono de diversos estabelecimentos comerciais espalhados por todo o estado. Além de ser um dos maiores fornecedores de cana - de -acúcar da região. Ele também é dono de uma área, onde guarda uma das maiores riquezas naturais do estado Alagoas, intitulada de “Fazenda do Gunga ou Praia do Gunga”.

    Em 1994, Nivaldo Jatobá concorre uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, como Deputado Estadual, pelo partido do PMDB. Conseguindo uma esmagadora votação. Neste pleito, Nivaldo foi o segundo deputado mais votado do estado. Assumindo à cadeira  em 1995.

    Em 1996, ele se afasta da Assembleia Legislativa para disputar uma vaga na prefeitura do município de São Miguel dos Campos, onde consegue ser eleito com uma expressiva votação. Nivaldo foi empossado como prefeito no dia 01 de janeiro de 1997.

    Durante esta gestão, Nivaldo iniciou uma das obras mais importante do município, que foi a construção do muro de contenção do Rio São Miguel, como também a Praça de Multieventos, que hoje, presta o seu nome. Ambas foram concluídas na sua segunda gestão. Pois o mesmo foi reeleito em 2000.

    Além dessa obra, Nivaldo também beneficiou a saúde local, criando diversos Postos de Saúde, Escolas, Praças, Ruas e outras coisas mais... ele também criou a Guarda Municipal, a Banda Filarmônica Maestro Bráulio Moreira Pimentel, a Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes e o Bandejão.

    Nivaldo Jatobá sem sombra de dúvida, foi um esteio da política de Alagoas, um homem que deixou seu nome gravado na mente dos miguelenses, mesmo afastado da política, seu nome ainda é bem visto pelo povo da sua terra, ele é até considerado, como um dos melhores prefeitos que passaram por São Miguel dos Campos.


(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »