Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
27/06/2022 às 12h58min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h58min

Piranhas avança na política de saúde mental

Por Redação

 


Na última semana, a equipe da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Piranhas participou da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM), em Maceió, no Centro de Convenções, em Jaraguá.


De acordo com o secretário de saúde, Bruno Lima, as conferências nacionais são construídas de maneira descentralizada, iniciando-se nas conferências municipais de saúde, seguida das estaduais. 


 "A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que será realizada em Brasília, no mês de novembro, deste ano, receberá as nossas propostas para aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde Mental, para fortalecer as redes de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou o secretário.


O tema central nesta etapa foi dividido em quatro eixos, com abordagem do Cuidado em Liberdade, como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e, por último, foram discutidos os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial no pós-pandemia.


Para o coordenador de saúde mental do município, Genaldo dos Santos, a participação de Piranhas na V Conferência Estadual de Saúde Mental reforça a importância em defesa da Política de Saúde Mental Humanizada no município.


"Com esta ação, a gestão municipal promove o resgate da cidadania dos usuários de Saúde Mental e o desenvolvimento de um serviço integrado, oferecendo melhor assistência, revisando e atualizando as ações no campo da saúde mental e atenção psicossocial dos nossos usuários”, afirmou Genaldo. 


Por Yela-Diane.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »