Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
24/04/2023 às 16h38min - Atualizada em 24/04/2023 às 16h38min

HGE e HEA atendem mais de 950 pessoas no feriadão de Tiradentes

Unidades são as duas referências em assistência para casos de emergência em Alagoas

Por redação - Neide Brandão e Tony Medeiros
Durante os três dias do feriadão de Tiradentes, o HGE e o HEA realizam juntos 60 cirurgias

As duas unidades de emergência da Rede Estadual de Saúde atenderam 952 pessoas durante os três dias do feriadão de Tiradentes. Conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (24), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assistiu 378 usuários, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, admitiu 574 pacientes.

 

Referência para os moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, composta pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o HEA assistiu 151 pessoas feridas em acidentes de trânsito, sendo 108 por acidentes envolvendo motocicletas. Em decorrência de agressões, 22 usuários foram assistidos entre a sexta-feira (21) e às 23h59 do domingo (23), sendo 13 por agressão corporal, sete por arma branca e duas por arma de fogo.

 

Outras 50 pessoas deram entrada no HEA por corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda narina. Por queda de altura, 39 pacientes foram atendidos na maior unidade hospitalar do interior do Estado. Nos três dias do Feriadão de Tiradentes também foram acolhidas cinco pessoas que sofreram mordidas de cachorro e 17 que foram picadas por escorpião, além de 19 que se feriram em quedas da própria altura. As equipes realizaram 10 procedimentos cirúrgicos.


Já no HGE, referência para os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada pela Grande Maceió, Zona da Mata e os litorais Norte e Sul, do total de pacientes assistidos no Feriadão de Tiradentes, 222 receberam alta médica, 50 passaram por cirurgias, 51 foram transferidos e 80 permanecem internados. A unidade registrou o atendimento a 257 pacientes que apresentaram casos clínicos, além de ter atendido outros 100 feridos em razão de acidentes, cinco que sofreram queimaduras e um que atentou contra a própria vida. 


O HGE atendeu 51 pacientes feridos em acidentes casuais, 47 que se lesionaram em acidentes de trânsito e dois que necessitam de atendimento após sofrerem acidentes de trabalho. Dos socorridos em via pública, 21 foram procedentes de colisão, 18 eram motociclistas, dois conduziam bicicletas, três eram pedestres que foram atropelados e três eram condutores que tiveram os seus veículos capotados. 


O HGE atendeu, ainda, 15 pessoas que sofreram agressões, sendo quatro corporais, quatro por arma branca e sete por arma de fogo. Entre elas está J.P.S., de 44 anos, que se recupera na área Vermelha do HGE depois de ser submetido a uma sutura na mão esquerda, após ter sido ferido por arma branca, durante um assalto próximo a sua residência. 


Além de feridos em acidentes de trânsito, por arma branca e de fogo, o HGE e o HEA são referências no atendimento a pacientes que sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), conforme destaca o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. "O HGE e o HEA são os dois principais hospitais da Rede Estadual de Saúde, especializados em atendimento de emergência na área de Média e Alta Complexidade e que, por serem porta aberta, fazem a diferença na assistência em saúde para o povo alagoano, principalmente nos feriados", salientou o gestor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »