Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
02/09/2023 às 23h44min - Atualizada em 02/09/2023 às 23h44min

Em visita a Alagoas, secretário de Atenção à Saúde do MS conhece novos hospitais e Programa Bate Coração

Helvécio Miranda visitou os Hospitais Metropolitano e do Coração Alagoano acompanhado do governador Ronaldo Lessa e do secretário Gustavo Pontes

Por redação
Secretário executivo de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde visita hospitais alagoanos

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, e o secretário Gustavo Pontes (Saúde), receberam na tarde desta sexta-feira (01), o secretário executivo de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, para conhecer as instalações do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, onde também foi apresentado o programa Bate Coração, voltado à assistência cardiológica.

 

De acordo com Ronaldo Lessa, o Estado deixa de custear sozinho os hospitais e passa a “dividir” com o Governo Federal, que entendeu a importância das unidades hospitalares para a população alagoana, bem como os reconheceu como unidades de Alta Complexidade.

 

 

“Alagoas passou a receber um incremento mensal de R$ 33,6 milhões na verba de custeio das unidades gerenciadas pela Sesau. Com isso, o Estado passa a contar com um fôlego no orçamento da secretaria para investir em infraestrutura, manutenção e custeio de novos programas. Esse estreitamento de laços garante a ampliação do diálogo federativo”, disse Lessa.

 

 

Segundo ele, um outro ponto positivo é que o programa tem sede no Hospital do Coração Alagoano mas vai atender  em todo o estado. "O Bate Coração será estendido para a rede de hospitais e para as UPAs do estado. Vai fazer com que a gente esteja oferecendo um serviço de ponta atendendo numa área  que é fundamental, e consta nas estatísticas que muita gente perde a vida em função de problema cardíaco", ressaltou.

 

No HMA, Helvécio Miranda Magalhães Júnior percorreu as áreas ambulatorial, de terapia intensiva e as enfermarias, ressaltando a megaestrutura da unidade hospitalar, que foi inaugurada durante o ápice da pandemia da Covid-19. A unidade, que assegura assistência ambulatorial para os alagoanos com problemas oftalmológicos, esclerose múltipla e sequelas da Covid-19, também conta com uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ser referência para a realização de diversos tipos de cirurgias complexas, como a de cabeça e pescoço.

 

 

 

 

Após conhecer as unidades de saúde e ser apresentado ao programa Bate Coração, o médico e secretário de Atenção Especializada do MS, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, ressaltou que as novas unidades hospitalares alagoanas seguem o mesmo padrão dos hospitais construídos nos grandes centros. 

 

 

“Teremos muitas boas notícias para Alagoas nos próximos anos, porque diferente do que ocorreu no ano passado, o Governo Federal está trabalhando em parceria com a gestão estadual alagoana. Tivemos uma gestão federal negacionista, que abandonou a ciência e que não ajudava os estados e municípios. Veja que os novos hospitais de Alagoas foram construídos com recursos próprios, mas que não recebiam financiamento do Governo Federal. Entretanto, estamos corrigindo estes prejuízos, habilitamos as unidades e estamos compartilhando o financiamento, assim como fizemos em outros estados, porque o tempo é união e reconstrução”, pontuou Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

 

 

 

No Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, que completa um ano de funcionamento neste sábado (1º), o diretor da unidade, Otoni Veríssimo, detalhou ao secretário de Atenção Especializada do MS, o programa Bate Coração, que tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para atingir este objetivo, a rede assistencial será interconectada por meio de telemedicina e, entre os métodos utilizados está a trombólise, uma estratégia fármaco-invasiva ou a angioplastia primária, que representa um implante de stent.

 

 

“O Bate Coração pretende disponibilizar informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde, desde os primeiros sinais do IAM até o atendimento. O programa prevê, ainda, o acompanhamento pós-tratamento, aprimorando a coordenação entre as unidades de saúde, oferecendo suporte especializado aos médicos e equipe multidisciplinar, por meio de formação continuada”, salientou o diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo.

 

 

 

Benefícios

 

 

O secretário Gustavo Pontes de Miranda explicou que a implementação do programa Bate Coração trará uma série de benefícios para os pacientes, profissionais de saúde, famílias e a sociedade em geral. Isso porque, segundo o gestor da saúde estadual, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do Brasil, gerando uma sequência de impactos sociais e sequelas que afetam os pacientes e suas famílias.

 

 

“Com o Bate Coração vamos poder ter a detecção precoce de doenças cardíacas e o tratamento rápido do IAM, a redução da mortalidade e da incidência de sequelas graves, bem como, a integração das unidades de saúde, o suporte especializado e uma assistência mais eficiente e personalizada. Além, claro, de fortalecimento da capacidade do sistema de saúde local para lidar com emergências cardiovasculares, gerando impacto positivo em toda a comunidade alagoana”, afirmou o médico Gustavo Pontes de Miranda.

 

 

 

Comitiva

 

Além do governador interino Ronaldo Lessa e do secretário Gustavo Pontes, a comitiva que acompanhou o secretário de Atenção Especializada do MS foi formada pelos diretores dos Hospitais Metropolitano de Alagoas e do Coração Alagoano, respectivamente, Antônio Luciano Lucena Filho e Otoni Veríssimo. Estiveram presentes também às visitas, o deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, os deputados estaduais José Wanderley Neto e Lelo Maia, e o presidente da Associação dos Municípios Alagoasno (AMA), Hugo Wanderley, além do vereador por Maceió, Zé Márcio Filho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »