Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 10h43min - Atualizada em 27/02/2024 às 10h43min

Rádio Educativa FM: 38 anos de lutas, conquistas e informação

Por redação - Carlos Nealdo

O historiador Douglas Apratto Tenório almoçava em seu apartamento quando o interfone tocou. Ele não lembra o ano, mas se recorda exatamente a frase que o porteiro falou do outro lado da linha. “Seu Décio está aqui querendo falar com o senhor”. Sem se dar conta de quem se tratava – ele não conhecia nenhum Décio –, Apratto pediu para o homem subir.


Ao abrir a porta, descobriu que a visita em questão era o radialista Edécio Lopes Vasconcelos, falecido em 21 de janeiro de 2009, aos 75 anos. Trazia consigo a placa de inauguração da TV Educativa de Alagoas, com a data de 12 de outubro de 1984, ano em que o historiador era secretário de Educação e Cultura de Alagoas.
 

O radialista – um dos maiores nomes da radiodifusão alagoana – havia encontrado o objeto no lixo ao lado da emissora, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió. “Vim entregá-la ao verdadeiro dono”, disse Edécio Lopes, estendendo a placa para Douglas Apratto, que reconheceu a frase que havia escrito para se eternizar no objeto retangular de ferro.


“Hoje, o Governo da Participação transforma em realidade o sonho de ontem. Alarga as fronteiras do progresso investindo na educação, por entendê-la elemento essencial de mobilidade e liberdade social e econômica do povo alagoano”, dizia o texto, assinado pelo secretário de Educação e pelo então governador do Estado, Divaldo Suruagy, e seu vice, José Medeiros Tavares – o tal Governo da Participação descrito na frase.


Aos 79 anos, Douglas Apratto lembra que aquele 12 de outubro foi também a data da entrega para o Estado da Rádio Educativa FM, que ele tanto lutou para trazer. Em princípio, a emissora seria destinada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e administrada pelo curso de Comunicação Social. “Mas eu sabia da importância de uma rádio educativa como instrumento de ensino para o Estado, que era campeão em analfabetismo no país”, ressalta.


Oficialmente, no entanto, a Rádio Educativa só seria inaugurada mesmo tempos mais tarde, exatamente há 38 anos, no dia 27 de fevereiro de 1986, pelo então ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que promovia uma verdadeira maratona de inaugurações de emissoras públicas pelo país.
 

A professora e jornalista Ivete Cardoso Roldão, da PUC Campinas, lembra que nos cinco anos de José Sarney como presidente do Brasil (1985-1989) foram distribuídas, com o envolvimento direto do então ministro das Comunicações, 1.091 concessões. Antes da Constituição de 1988, competia ao Ministério das Comunicações a autorização para novas emissoras operarem. “[A nova Constituição] trouxe uma inovação ao sistema tradicional, ao conferir competência exclusiva ao Congresso Nacional para apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão”, explica.


“As concessões no Brasil ainda são submetidas a documentos legais que se referem ao Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) - Lei nº 4117 de 27 de agosto de 1962 - e ao Regulamento dos Serviços de Radiodifusão (Decreto nº 52.795, de 1963), além de outros diversos decretos baixados [pelo governo]”, completa.


Um bilhão de cruzeiros

A implantação da Rádio Educativa FM de Alagoas – que opera na frequência 107,7 MHZ – custou ao Ministério das Comunicações um bilhão de cruzeiros – o equivalente a R$ 363,6 mil hoje. Sua inauguração oficial gerou expectativa na sociedade e imprensa alagoanas. Desde a véspera, os jornais da época já anunciavam o evento, considerado um marco nas comunicações do estado.
 

“A Rádio FM Educativa de Alagoas vai entrar no ar oficialmente quinta-feira, às 11 horas, quando será inaugurada pelo ministro Antônio Carlos Magalhães, ao lado do governador Divaldo Suruagy e do secretário Douglas Apratto Tenório, que ontem prestou a informação”, anunciava a Gazeta de Alagoas, na edição de terça-feira (25/02/1986), que seria reproduzida um dia depois pelo Diário Oficial do Estado, mas trocando equivocadamente o horário para às 17h.
 

De acordo com a reportagem, a emissora seria inaugurada no dia 28, mas, devido à agenda do ministro, o evento foi antecipado em um dia. “A emissora FM Educativa vai funcionar em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas, gerando uma programação estabelecida pelo Ministério da Educação”, completava a reportagem.


No dia da inauguração, o Jornal de Alagoas registraria em sua primeira página a presença do ministro no estado. “Em solenidade marcada para as 11 horas de hoje, o ministro Antônio Carlos Magalhães, das Comunicações, inaugurará a FM-Educativa de Alagoas, que opera na frequência de 107,7 MHZ, ato que ocorrerá com a presença do governador Divaldo Suruagy, do vice José Tavares e do secretário Douglas Apratto, da Educação.
 

Além deles, também estiveram presentes à solenidade o presidente da Telebras, Almir Vieira Souto, a jornalista Ivone Santos, a primeira diretora da rádio, prefeitos e empresários alagoanos. “Antes de sua inauguração oficial, a FM Educativa recebeu elogios do público ouvinte pela excelente qualidade de som, com grande penetração em todo o interior do Estado”, anunciava a Gazeta de Alagoas no dia 28 de fevereiro, sugerindo que a emissora já funcionava antes da inauguração oficial.
 

O fato é confirmado pelo operador de gravações – na época operador de áudio da rádio - Edson Silva, de 65 anos, o mais antigo funcionário da Educativa FM. Ele começou a trabalhar na emissora em novembro de 1985, depois de ser transferido da TV Educativa da Bahia para Alagoas. “A rádio já estava no ar antes da inauguração oficial, em 1986”, atesta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »