Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
18/03/2024 às 21h49min - Atualizada em 18/03/2024 às 21h49min

Hospital da Criança de Alagoas promove capacitação sobre alimentação enteral

Treinamento focou na atuação de equipe multiprofissional para evitar complicações em condutas gastrointestinais metabólicas e mecânicas relacionadas a esse tipo de terapia nutricional

Por redação - Nataly Lopes / Ascom Sesau
Profissionais participam de treinamento promovido pelo Núcleo de Educação Permanente

Alguns pacientes não conseguem se alimentar por via oral, seja por conta de uma cirurgia ou por alguma situação clínica. Por isso, a ingestão de alimentos é feita por meio de uma sonda posicionada ou implantada no estômago ou no intestino delgado.  Pensando em melhor atender os pequenos do Hospital da Criança de Alagoas (HCA) em situações assim, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) promoveu uma capacitação para as equipes de enfermagem, nutrição e fonoaudiologia da unidade. O objetivo é assegurar que sejam evitadas complicações em condutas gastrointestinais, metabólicas e mecânicas associadas à terapia enteral.

 

A terapia nutricional enteral, conhecida também como TNE, se refere ao provimento de nutrientes via trato digestório, por meio de uma sonda ou cateter. Dependendo da situação clínica do paciente, a nutrição enteral pode incluir o uso de fórmulas, como suplementação oral ou como via exclusiva de alimentação.

 

 

“O objetivo dessa capacitação é realizar uma assistência isenta de riscos para os nossos pacientes, reforçando ainda mais a importância da adoção das boas práticas feita pela equipe. Precisamos dar toda uma atenção na hora da administração dessas dietas”, salienta a enfermeira do NEP, Renata Almeida.

 

Além da apresentação da parte teórica, com imagens e instruções importantes para os profissionais, a enfermeira do NEP dividiu a equipe em duplas para a realização de um quiz de verdadeiro ou falso sobre os principais aspectos do tema.

 

A nutricionista do HCA, Josenilda Ferreira, foi uma das que esteve presente na capacitação e acrescentou muitas informações durante a discussão do tema. “Quero parabenizar a iniciativa do NEP. O treinamento foi muito proveitoso para a equipe. Os profissionais tiraram suas dúvidas e aprenderam um pouco mais sobre o assunto”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »