Conecta Alagoa Publicidade 1200x90
22/03/2024 às 22h48min - Atualizada em 22/03/2024 às 22h48min

Galba, o “vice” de JHC, sai do MDB e vai para o PL, PP ou PRD

A bancada, que antes era formada por dois parlamentares, aumentou para 8

Por redação
Blog do Edivaldo Junior
Galba Netto eJHC, em setembro de 2022, quando o presidente da Câmara assumiu a prefeitura. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
O PL se tornou, nesta semana, o maior partido da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió. A bancada, que antes era formada por dois parlamentares, aumentou para 8 com a filiação de 6 novos parlamentares.

Tudo dentro do esperado para a legenda, presidida pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC.

O “inesperado” foi não ver na lista dos novos filiados o nome do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, Galba Netto, que se tornou um dos mais importantes aliados do prefeito JHC nos últimos três anos.

Esse “inesperado” pode ser, na verdade, um movimento calculado de Galba Netto, que, desde a renúncia de Ronaldo Lessa em 2022, é o ‘vice-prefeito’ de fato de JHC. Um movimento, uma jogada, aparentemente, para que ele se torne o ‘vice’ não só de fato, mas também de direito do atual prefeito na campanha de reeleição.

E Galba Netto trabalha para se tornar o candidato a vice sem fazer segredos. Neste sentido, sua decisão de não se filiar ao PL agora faz todo o sentido. De acordo com vários interlocutores, ele teria argumentado que o vice deverá ser indicado por outro partido.

A filiação de Netto, que acontecerá no máximo até 5 de abril, apontará o caminho que ele irá seguir. Se for para o PL, deve trabalhar para ser reeleito como vereador mais votado de Maceió. Além do partido de JHC, ele tem mais duas opções: o PRD (fusão do PTB com o Patriota), partido que está sob seu comando na capital, e o PP.

No PRD, tudo indica que ele seria candidato a vereador liderando uma ‘chapinha’ com chances de conquistar duas vagas. No PP, a possibilidade de ser vice é bem maior, em função da aliança do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o prefeito JHC.

Dando tudo certo para ele, Galba, ele seria candidato a vice e o irmão dele, Thales, que está no PP, seria candidato a vereador.

Ao que se sabe, o prefeito teria compromisso de dar a indicação do vice a Arthur Lira. E há quem diga que ele, Lira, indicaria Davi Davino Filho ou Jó Pereira. A outra opção para vice seria uma “escolha” pessoal de João Henrique Caldas, com possibilidades de Ivan Carvalho ou Luiz Romero Farias.

Galba Neto certamente não terá resposta sobre a escolha ou não do candidato a vice de JHC antes de 5 de abril. Terá, portanto, que tomar uma decisão esperando ser o “escolhido” e torcer para que o “inesperado” não aconteça depois. Mas essa é outra história.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »